segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAMPANHA ANTI-ÉTICA DA BRAHMA



No mundo dos negócios, a concorrência e a competitividade são grandes, por isso é preciso as empresas investir em marketing, propagandas e divulgações dos seus produtos, mas para esses procedimentos de publicidades é preciso que faça suas campanhas de acordo com o órgão da CONAR (Conselho de Auto Regulamentação Publicitária). Esse órgão não permite propagandas ofensivas, preconceituosas ou que passe do limite humorístico. Porém, todos sabem que há uma negligência nisso tudo, na internet os vídeos considerados proibidos são os mais visualizados, e nada é feito. Mas para alcançar os seus objetivos e atrair clientes para comprar seus produtos não é preciso criticar outra empresa concorrente, no entanto mostra a qualidade, respeito, e acima de tudo a ética. Uma empresa que mostrou uma postura anti- ética foi a Brahma, vejamos onde:


Propaganda Comparativa - Brahma X Nova Schin

Zeca pagodinho foi alvo da guerra das cervejas, primeiro participou da campanha da Nova Schin e logo depois foi contratado para fazer parte de uma mega campanha da Brahma.
E neste meio tempo de processos no Conar a música Amor De Verão (brahma) da campanha da Brahma era tocada em tocos os lugares:

Quem já não viveu um amor de verão?
Até tentou e descobriu que era ilusão
Coisa de momento que balança o coração
Mas meu amor não tem comparação
Fui provar outro sabor, eu sei
Mas não largo meu amor,voltei
Fui provar outro sabor, eu sei
Mas não largo meu amor , voltei
Sem ela não tem papo
O pagode não da liga
Sem ela não há festa
Ela refresca a minha vida.
Cair em tentação pode
Ocorrer com qualquer um
Mas grande amor
Só existe um
Fui provar outro sabor, eu sei
Mas não largo meu amor , voltei
Fui provar outro sabor, eu sei
Mas não largo meu amor , voltei
Zeca:
- Brahma, a cerveja que o Brasil ama. Aprecie com Moderação.

O CONAR condenou a propaganda da Brahma, por 11 votos a zero. Todos perceberam a forma implícita com que a Brahma se referia a marca rival. A propaganda foi retirada do ar, mais muito vista, na época, pela internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário